CRÔNICAS e CONTOS

Leia, analise e comente. Aquilo que for útil aproveite o que não servir cuspa fora.

domingo, 20 de dezembro de 2009

QUEM É VOCÊ?

Lendo João capitulo 5 versículo de 1 a 16 (Bíblia), vi uma passagem que enquadra muito nos dias de hoje.
Existia em Jerusalém um tanque chamado Betesda, onde acreditava-se que aquela água tinha o poder de curar doenças, por este motivo muitas pessoas ficavam a beira desse tanque, dentre aquela multidão havia um homem que padecia de uma enfermidade por cerca de trinta e oito anos, a enfermidade o deixara paralítico, assim ele precisava de alguém que o colocasse nos braços e o descesse até a água do tanque para que fosse curado e pudesse ter uma vida normal. Porém ninguém se compadecia de tal homem e simplesmente o ignoravam, pois todos que estavam ali tinham problemas e cada um queria resolver o seu. Aquele homem permanecia ali então, esperando um dia ter a misericórdia de alguém que o ajudasse.
Um dia Jesus apareceu e vendo aquela situação perguntou para o que ele queria e prontamente o respondeu dizendo que queria ser curado, mas ninguém o ajudava a descer o tanque. Movido de intima compaixão Jesus disse: “Vai, levanta-te, toma teu leito e anda”. Mas que depressa aquele homem levantou-se e saiu com uma enorme felicidade.
Muitos que estavam ali perceberam que aquele homem, agora curado, andava feliz e o indagaram dizendo que não era lícito ele ser curado naquele dia, pois era sábado e segundo a tradição dos judeus o dia de sábado era para ser guardado e ninguém podia fazer nada.
Se você ficar indignado, vou entender, mas prefiro que reflita no que escrevo agora, quantas pessoas neste momento precisa da sua ajuda, quantas estão dependendo de um pequeno esforço para alcançar seus objetivos, talvez você seja uma dessas pessoas, quanto tempo você espera por uma chance vinda de alguém. Mas não é isso que julgo tão importante nesta passagem bíblica.
Aquele homem havia estado ali por trinta e oito anos e ninguém nunca o havia sequer dirigido a palavra, sequer olhavam pra ele, de repente chega alguém o ajuda e muitos ficam indignados, pois aquilo não é licito. Já notou que muitos não gostam da felicidade dos outros, já notou que existem pessoas que ficam com raiva quando outros conseguem superar seus desafios. Você é assim? Se for não se entristeça, esse problema é de fácil solução.
As vezes é preciso saber quem somos. Você pode ser agora aquele homem enfermo esperando uma oportunidade para vencer, talvez você seja Jesus, que veio para ajudar outros a vencerem suas dificuldades, quem sabe você seja aqueles que não gostaram da cura do enfermo, enfim precisamos sempre olhar para o nosso próprio eu se quisermos ser alguém importante nesta vida.
Não deixe que ninguém tire as suas oportunidades, lute, brigue e vença, você é dono do seu próprio destino.
Desculpe a sinceridade, mas foi pensando em você que escrevi isso.

6 comentários:

  1. Meu caro Berg, você tocou realmente num ponto muito presente nos dias de hoje. Como disseste, não se pode ver alguém feliz, alegre e com saúde. Elogiar? Não. Não podemos. Isso nos fere o ego, o orgulho. Não podemos ver alguém feliz e logo começamos a pôr defeitos e blasfemar porque também não o somos. Essa é a nossa realidade. Creio que deveríamos cultivar admiração e não despeito, vontade e não inveja, compaixão e não desdém, amor e não ódio. A vida não é um mar de rosas, muitas vezes injusta, mas não podemos negar que contribuimos bastante para isso. O importante é levantar-se a cada queda e recuperar-se a cada surra. Ponto.

    ResponderExcluir
  2. Os exemplos de Cristo. Nós sim, paramos, a caminho do tanque de Betesda, ou não damos atenção ao aleijado que está na nossa frente à 38 anos (pode ser a situação de muitos), ou somos como o Rabi? Com certeza, poucos dirão, faria o mesmo que Jesus, ajudaria o homem. Mas muitas vezes não consegue ajudar-se a si mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Somos esses personagens que descreveste, cheios zelo e sem compaixão, cheios de religioes mas sem Deus.
    Temos esperança em ser um dia como Cristo foi, isso só depende de nós...
    Carissimo obrigado por esta posragem, está fazendo um bem a minha mente...
    Abraço
    Rildson Rosa

    ResponderExcluir
  4. Coitadinho ' uma das piores coisas é ser ignorado ou ser tratado como se fosse uma pessoa diferente ou inferior, cada um tem as suas particularidades e, é bem mais gostoso para alma fazer um favor e ajudar do que caçoar do outro . Podemos dizer que falar é fácil ,mas para que haja uma grande revolução sempre deve haver o primeiro revolucionário !
    Desculpe a sinceridade mas, não basta apenas pensar e dizer e preciso fazer !

    ResponderExcluir